Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Mercado português de fusões e aquisições cresce 32% até março

O mercado português de fusões e aquisições aumentou 32% no primeiro trimestre de 2017 face ao período homólogo, com um total de 95 transações, 38 das quais valeram 8.378 milhões de euros, segundo um relatório hoje divulgado.

Mercado português de fusões e aquisições cresce 32% até março
Notícias ao Minuto

18:00 - 24/04/17 por Lusa

Economia Relatório

De acordo com o Relatório Transacional TTR do mercado Ibérico, feito em colaboração com a Intralinks, os 8.378 milhões de euros relativos às 38 operações cujos valores foram divulgados representam um crescimento homólogo de 315% e superaram o valor de todo o ano 2016.

Até março foram contabilizadas sete operações consideradas de grande porte (com valor igual ou superior a 250 milhões de euros), tendo-se destacado o setor do imobiliário, com 16 transações registadas e um crescimento de 45%.

Seguiu-se o setor da tecnologia, com redução de 38% e dez operações, os setores financeiro e seguros (mais 50%, para nove operações) e o setor da distribuição e retalho (mais 167%, para oito operações).

Segundo o relatório, as aquisições 'inbound' (protagonizadas por empresas estrangeiras) aumentaram 23% até março face ao período homólogo de 2016, para um total de 32 transações, correspondentes a aproximadamente 36% do número total de 'inbound' registadas em todo o ano de 2016.

Entre os investidores estrangeiros o destaque foi para os espanhóis, responsáveis pela aquisição de 13 empresas portuguesas, seguidos dos EUA (com cinco companhias adquiridas) e da Alemanha (quatro transações), enquanto por setores se destacaram o imobiliário e o químico/materiais químicos.

Já no âmbito 'outbound' registaram-se no período três aquisições de empresas internacionais protagonizadas por portugueses.

Do relatório resulta ainda que o trimestre fechou com dez operações de 'private equity' em Portugal, um aumento de 43% face ao ano anterior, tendo cinco revelado valores que somam 1.903 milhões de euros, um crescimento de 294%, com destaque para o subsetor financeiro e seguros.

Já no âmbito do 'venture capital' (capital de risco) foram realizadas 14 operações até março (mais 27%), das quais dez transações revelaram valores na ordem dos 22 milhões de euros (menos 71%), tendo o setor da tecnologia sido o mais dinâmico, em linha com a tendência dos quatro anos anteriores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório