Impulso Jovem ajudou menos 37 mil do que era suposto

O programa Impulso Jovem ajudou cerca de 7.500 desempregados até Abril deste ano, número que fica aquém dos 45 mil previstos por Passos Coelho até ao Verão de 2013.

Reportagem no centro de emprego desemprego  conde redondo 02 Setembro

© Global Imagens

Sara Ribeiro
28/05/2013 18:53 ‧ 28/05/2013 por Sara Ribeiro

Economia

Desemprego

O programa Impulso Jovem, lançado em Agosto de 2012 pelo Governo, abrangeu 7.500 jovens desempregados portugueses, até ao final de Abril, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pela Comissão Europeia. O número está bastante abaixo dos 45 mil que o primeiro-ministro tinha previsto até ao Verão.

O Impulso Jovem, que consiste sobretudo na criação de estágios remuneradas e no apoio à criação de empresas, foi uma iniciativa lançada no ano passado para tentar combater o flagelo do desemprego jovem, que está a assolar não só Portugal mas também vários países europeus. Os últimos dados da Comissão Europeia revelaram que o desemprego atinge 38,3% dos jovens portugueses com menos de 25 anos. 

O lançamento do Impulso Jovem, que na altura estava sob a tutela do ex-ministro Miguel Relvas, contou com a ajuda de fundos europeus, no valor de 143 milhões de euros, e tinha como objectivo criar 90 mil empregos para jovens desempregados portugueses até 2015.

Contudo, os números têm desiludido desde o arranque do programa. Recorde-se que no início do mês de Fevereiro o Governo revelou que o programa só tinha abrangido 1.400 jovens. Por isso, o Xeceutivo decidiu alargar o programa para outras zonas do País bem como a idade máxima para 30 anos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas