Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

As pessoas "têm medo" da saída do euro

Apologista do abandono da moeda única, o economista João Ferreira do Amaral concedeu uma entrevista ao jornal i onde explica os seus porquês na defesa da saída do euro. Um deles foi há pouco tempo editado: 'Porque Devemos Sair do Euro'.

As pessoas "têm medo" da saída do euro
Notícias ao Minuto

10:51 - 04/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Ferreira do Amaral

João Ferreira do Amaral sempre se mostrou favorável à saída do euro, e agora, com um livro editado sobre a temática mostra como algumas das suas previsões da altura estão na agenda dos dias de hoje.

O economista começa por dizer que muitos sectores beneficiaram, numa primeira instância, com a entrada de Portugal no euro, mas que agora “a maioria desses sectores passa por dificuldades”, referindo-se ao imobiliário e bancário, dois dos mais afectados.

Quanto ao tabu sobre a saída do Euro, Ferreira do Amaral acredita que isso aconteça “por receio” pois “nunca houve uma saída do euro e as pessoas têm medo do que possa suceder”. Aqui, o economista fala dos medos de que os depósitos se reduzam “se passarem para uma moeda nacional”. Mas o economista continua a defender um abandono da moeda única, acrescentando que “a nossa saída beneficiaria também os países que estão no euro”, pois eliminaria parte da instabilidade que se faz sentir.

No entanto, uma possível saída do euro, segundo Ferreira do Amaral explicou ao i, deveria implicar que “as dívidas, nomeadamente as do crédito à habitação, mantenham o seu contravalor em euros, mas que a diferença resultante da desvalorização seja assumida pelo Estado” e diz ainda que “quanto mais desvalorização, desde que seja nos limites do aceitável, mais receitas obteremos do exterior, mais exportaremos e menos importaremos”.

“Agora o nosso problema é estrutural, temos um aparelho produtivo que não está de acordo com a inserção no processo de globalização. Não faz sentido sermos permanentemente apoiados por subsídios comunitários”, acrescenta.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório