JP Morgan, Barclays e UBS citados na investigação sobre caso Libor

Os bancos JP Morgan, Barclays e UBS estão entre as sete instituições financeiras que foram citadas na investigação realizada pelas autoridades norte-americanas sobre manipulação, no processo de fixação da Libor em dólares, segundo a agência financeira Bloomberg.

Notícia

© Lusa

Lusa
15/08/2012 22:06 ‧ 15/08/2012 por Lusa

Economia

Banca

Citando uma fonte próxima do processo, a Bloomberg noticia que os sete bancos foram intimados para prestar esclarecimentos no âmbito das investigações, adiantando que o Deutsche Bank, o Royal Bank of Scotland, o HSBC, o Barclays e o JP Morgan receberam as notificações nas últimas semanas.

Segundo a mesma fonte, o Citigroup e o UBS já tinham sido notificados anteriormente, no âmbito da investigação realizada pelos estados norte-americanos de Nova Iorque e do Connecticut.

O escândalo da Libor surgiu no início de Julho, quando o Barclays foi multado pelos reguladores do Reino Unido dos Estados Unidos, em 290 milhões de libras (360 milhões de euros), acusado de manipular a taxa Libor, o índice equivalente ao europeu Euribor, entre 2005 e 2009.

A Libor é uma taxa interbancária aplicada no mercado de capitais de Londres e utilizada como referência por instituições financeiras para fixarem juros para uma grande variedade de produtos, como hipotecas, empréstimos a estudantes ou cartões de crédito em todo o mundo.

O novo regulador do sector financeiro britânico anunciou recentemente a substituição da Libor por outro índice, por considerar que este "não está apto" a fixar as taxas interbancárias.

Esta é a principal conclusão do inquérito preliminar elaborado pela Autoridade sobre Conduta Financeira (FAC em inglês) sobre o escândalo da manipulação da Libor pelo banco Barclays e outras instituições no Reino Unido.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas