Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

"Começa a haver grande procura de casas por italianos"

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou, a propósito da subida das receitas turísticas, que Portugal começa a registar "uma grande" procura de imobiliário por parte do mercado italiano.

"Começa a haver grande procura de casas por italianos"
Notícias ao Minuto

13:18 - 18/11/16 por Lusa

Economia Mendes Godinho

"Começa a haver uma grande procura dos italianos para comprar casa em Portugal. Este é um mercado que, neste momento, está com uma grande procura pelo imobiliário, sendo um dado importante", sublinhou Ana Mendes Godinho, em Ponta Delgada, nos Açores, à margem do 28.º Congresso da Associação da Hotelaria de Portugal, que termina hoje.

As receitas turísticas - dados do Banco de Portugal (BdP) citados pela governante - revelam um crescimento do mercado italiano de 17,2% nos primeiros nove meses do ano.

Globalmente, as receitas turísticas tiveram um crescimento de 1.376 milhões de euros em setembro, um aumento de 10,8% face a 2015. No acumulado, de janeiro a setembro, a subida é de 9,5%.

Números que "vêm confirmar a manutenção do crescimento das receitas turísticas", sublinhou a secretária de Estado aos jornalistas.

Em termos de mercados, Ana Mendes Godinho, destacou o Brasil, que cresceu 43,8%, fazendo "uma recuperação fantástica, depois de um início do ano difícil, com quedas significativas". Em setembro assistiu-se, assim, "a uma retoma em força" do mercado brasileiro.

A secretária de Estado sublinhou também "o crescimento significativo" do mercado dos EUA, que cresceu 18,2%, o francês, que aumentou 17%, o espanhol, mais 11,5% e o holandês, cujas receitas turísticas aumentaram 11,1%.

"Isto significa que estamos a crescer em todos os mercados, a recuperar muito no mercado brasileiro e a conseguir uma diversificação de mercados", congratulou-se Ana Mendes Godinho.

"No acumulado do ano estamos com crescimentos na ordem dos 20% nos EUA, o que revela a nossa capacidade de chegar a novos mercados, muito resultado da capacidade aérea, que duplicou para esse destino. Ainda no acumulado do ano verifica-se a Alemanha com [um aumento de] 14,7%, o que é fantástico. Estamos finalmente a conseguir recuperar a sério num mercado em que nos últimos anos não conseguimos crescer e isto é muito importante", acrescentou.

A secretária de Estado do Turismo reafirmou que Portugal continua a precisar de "ganhar escala" no mercado alemão. "Este é um mercado com muita apetência, nomeadamente para descobrir produtos relacionados com o turismo da natureza, sendo um mercado que viaja ao longo de todo o ano. É um mercado que responde a dois dos nossos grandes desafios que é a desconcentração da procura ao longo do ano, mas também ao longo do território", explicou aos jornalistas.

Já Espanha está a crescer, em termos acumulados, 15% e Itália, então, 17,2%.

O mercado holandês regista um crescimento de 13,6% nas receitas turísticas de Portugal, o do Reino Unido 12,9% e o de França 12,4%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório