Sérgio Ávila assinou esta tarde, em Ponta Delgada, protocolos na área do microcrédito com várias instituições financeiras, entre as quais a Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, BES dos Açores, Montepio Geral e Banif.
Ao abrigo das novas regras, o Governo dos Açores continua a assumir integralmente os juros resultantes dos empréstimos e aumenta de 25 para 75 por cento a sua comparticipação nos encargos que venham a ser assumidos pela banca em projectos que não se venham a revelar viáveis.
Sérgio Ávila explicou que esta é uma medida que surge no âmbito da Agenda Açoriana para a Competitividade e Emprego que visa “criar condições” para o desenvolvimento das microempresas.
O vice-presidente do Governo dos Açores revelou que já foram aprovadas 60 candidaturas ao abrigo do microcrédito desde a criação do programa e que no final do primeiro semestre se pretende concluir o processo relativo ao lançamento de todas as linhas de crédito destinadas à exportação, requalificação urbana e à linha Investe Qren.