Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"CGD serviu sempre de rampa de lançamento de pessoas do Bloco Central"

Miguel Sousa Tavares considera o buraco da Caixa Geral de Depósitos "um escândalo" que tem de ser investigado.

"CGD serviu sempre de rampa de lançamento de pessoas do Bloco Central"
Notícias ao Minuto

22:21 - 06/06/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Sousa Tavares

Na antena da SIC, Miguel Sousa Tavares considerou o buraco da Caixa Geral de Depósitos (CGD) “um escândalo público, que não pode passar sem consequências” e acusou a banco público de ser uma "rampa de lançamento ou local de reforma para pessoas do Bloco Central". 

Para o comentador, o buraco da CGD começou logo desde a sua fundação, há 40 anos, quando foi construída a sede bancária mais rica da Europa. “Lembro-me de ter questionado, na altura, se por acaso éramos o país mais rico da Europa para termos a sede bancária mais rica, ainda por cima do Estado”. 

"Os 3 milhões e 200 mil euros que pusemos lá nos últimos anos, mais os 4 mil milhões que o Estado pede agora, é um escândalo público" que tem de ser investigado, defendeu Sousa Tavares, para apurar responsabilidades e que “negócios de favor foram feitos”.

“A única justificação da CGD é ajudar a economia, e neste momento é a economia que vai ajudar a Caixa, como aliás todos outros bancos”, sublinhou, criticando também a nova administração. “Não contesto a competência do novo administrador, mas a primeira coisa que ele quer é um ordenado muito melhor e passar de 14 para 19 os administradores”, sublinhou Sousa Tavares, questionando outras contratações. 

“A de Leonor Beleza, o que é que ela sabe de banca? Fazia assim tanta falta à Caixa?”, questionou o jornalista, para mais à frente tecer uma crítica pesada ao banco do Estado: “O princípio de continuar a ser um lugar dourado, para as pessoas do Bloco Central, mantém-se”, disse. 

Para Miguel Sousa Tavares, “a Caixa sempre serviu de rampa de lançamento ou de local de reforma para pessoas do Bloco Central,e também do CDS, terem excelentes lugares. É um filme que já vimos vezes de mais”.

“Estava convencido, na minha estupidez imensa, que ter um banco era um bom negócio. Afinal é um péssimo negócio, todos perdem dinheiro. São incompetentes ou andaram a brincar com o fogo?”, interrogou-se.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório