Endesa baixa lucros para 342 milhões de euros
A Endesa teve lucros de 342 milhões de euros no primeiro trimestre, menos 21,4% do que no mesmo período de 2015, devido ao impacto nas contas de uma operação de troca de direitos de emissão.

© DR

Economia Elétrica
Se esse fator extraordinário fosse eliminado, os resultados líquidos teriam aumentado em 10,3%, divulgou hoje a elétrica espanhola.
A Endesa, que também opera em Portugal, informou ainda que as receitas entre janeiro e março totalizaram 4.878 milhões de euros, menos 10,5% do que nos primeiros três meses de 2015, o que diz que se justifica tanto pelo efeito da operação de troca de licenças, que em 2015 acrescentou 173 milhões de euros às contas, fazendo-as agora baixar em termos comparativos, como aos preços baixos do mercado da eletricidade.
No entanto, garante que o impacto da operação já estava previsto e que o efeito "será diluído ao longo do exercício".
A operação de troca também influenciou o comportamento do lucro operacional bruto (EBITDA) no primeiro trimestre, que caiu 15,9% para 801 milhões de euros. Sem esse efeito, aumentaria 2,8%.
Quanto à margem bruta do negócio liberalizado, essa aumentou 6% no período, justificada pela redução dos custos de produção, impostos mais baixos, redução dos custos de combustível e dos preços do mercado grossista.
A margem bruta de comercialização de gás também diminuiu, de forma mais significativa, uns 32%, devido ao "aumento da pressão competitiva", especialmente no mercado grossista.
A dívida financeira líquida da Endesa estava no final de março em 4.482 milhões de euros, 3,7% acima do ano anterior, devido ao financiamento de investimentos e pagamento de dividendos.
O grupo divulgou ainda que o dividendo correspondente a 2015 será 1,026 euros por ação, ou seja, serão distribuídos 100% dos lucros consolidados.
Comentários
Regras de conduta dos comentários