Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Indústria do leite alerta para aumento das importações e para défice

O aumento das importações de produtos lácteos no início de 2016 está a preocupar a indústria de laticínios que estima um défice superior a 250 milhões de euros no final do ano, se a tendência se mantiver.

Indústria do leite alerta para aumento das importações e para défice
Notícias ao Minuto

17:50 - 11/04/16 por Lusa

Economia ANIL

Os últimos dados do INE referentes ao valor acumulado de fevereiro, citados pela Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL), revelam uma subida de 2,8% das importações e uma queda de 25,7% das exportações, em valor.

"O ano passado tivemos um défice de 250 milhões de euros no final do ano. A manterem-se estes valores teremos um défice que será certamente superior, ou seja talvez 15 ou 20% mais do que o ano passado", receia o diretor-geral da ANIL, Paulo Costa Leite.

O responsável da ANIL avança algumas explicações para a queda das exportações, dizendo que refletem em parte "as posições que foram tomadas" na Galiza e em Espanha e "que impedem que haja movimentações de leite no sentido Portugal-Espanha".

A queda registada nas transações com Espanha (-8,9 milhões de euros) é aliás equivalente à queda verificada nas exportações para a totalidade dos Estados-membros (-9 milhões de euros).

"Estamos perante regras que não são justas, porque Espanha conseguiu - não sabemos como -- que toda a distribuição aderisse à produção nacional. Estamos perante situações de desequilíbrio comercial que nos afetam", disse Paulo Costa Leite à Lusa.

Já as exportações para os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) "estão estabilizadas, o que significa que os operadores estão com uma grande responsabilidade em termos de risco do crédito concedido", acrescentou.

O diretor-geral da ANIL considerou que o aumento de 2,8% em valor "é significativo" e "particularmente grave quando, em sentido inverso, as exportações também caiem", traduzindo-se num acréscimo substancial do défice acumulado no setor que passou para 42,3 milhões de euros no final de fevereiro contra os 29,3 milhões registados no período homólogo em 2015.

O aumento das importações de queijo é o que mais preocupa o responsável da ANIL, já que a indústria sai "duplamente penalizada", não só pelo equivalente-leite que entra por essa via (são necessários dez litros de leite para produzir um quilo de queijo), como pelos preços praticados "que são absolutamente incomportáveis para a produção nacional".

As importações acumuladas de leite UHT em fevereiro totalizaram cerca de 14,5 milhões de litros, menos 10,3% do que no período homólogo de 2015 (16 milhões de litros), enquanto o queijo teve um acréscimo de 15,9% relativamente a fevereiro de 2015, passando de 7.150 para 8300 toneladas.

Também os iogurtes registaram um ligeiro aumento nas importações: 4,8% em valor e 5,5% em quantidade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório