Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Eleição para Conselho Económico e Social novamente adiada

A eleição para o Conselho Económico e Social (CES) foi hoje novamente adiada devido à falta de consenso entre os dois maiores grupos parlamentares, PSD e PS, disse à Lusa fonte parlamentar.

Eleição para Conselho Económico e Social novamente adiada
Notícias ao Minuto

12:48 - 04/03/16 por Lusa

Economia Consenso

"Os líderes das bancadas [respetivamente, Luís Montenegro, do PSD, e Carlos César, do PS] estão ainda a conversar sobre a eleição para presidente do CES e solicitaram ao Presidente da Assembleia da República o adiamento da votação para data a estabelecer na próxima conferência de líderes", afirmou a mesma fonte.

A próxima reunião dos presidentes dos grupos parlamentares está marcada para 15 de março.

O CES é atualmente dirigido por Luís Filipe Pereira, que entrou em funções a poucos meses das eleições legislativas, sendo o mandato para aquele órgão externo à Assembleia da República coincidente com cada legislatura.

Com as posteriores formações do segundo Governo PSD/CDS-PP e do atual executivo socialista, a substituição do ex-ministro da Saúde de Durão Barroso, apesar de o PSD defender a continuidade, foi sendo adiada.

A eleição para o CES exige maioria de dois terços dos deputados, forçando assim um acordo entre partidos. Luís Filipe Pereira sucedeu neste órgão constitucional de consulta e concertação social a José Silva Peneda, o qual se tornou conselheiro especial do presidente da Comissão Europeia, o luxemburguês Jean Claude Juncker, em Bruxelas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório