Fisco 'pesca' cinco mil empresas que nunca emitiram facturas

As novas regras de facturação, cujo principal propósito assenta no combate à fraude e à evasão fiscal, já estão a produzir efeitos. De acordo com o director-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), José Azevedo Pereira, em apenas um mês já foram detectadas quase 5 mil empresas que nunca passaram uma factura, bem como 43 mil que não entregavam, até aqui, as declarações periódicas de IVA, adianta a edição desta sexta-feira do Jornal de Negócios.

--

©

Notícias Ao Minuto
15/03/2013 09:50 ‧ 15/03/2013 por Notícias Ao Minuto

Economia

Evasão fiscal

Quase cinco mil empresas caíram nas redes das Finanças por, aparentemente, desconhecerem o que é passar uma factura. E o ‘anzol foi mordido’, por assim dizer, em apenas um mês, ou seja, desde que estão a ser monitorizadas as novas regras de facturação, que visam combater a fraude e a evasão fiscais.

Ao mesmo tempo, a Autoridade Tributária, que tem em José Azevedo Pereira o seu director-geral, detectou outras 43 mil entidades colectivas que não estavam a entregar as devidas declarações trimestrais de IVA. Outro dos dados indica que 39,7% das empresas declararam em 2012 um IVA inferior ao deste ano, discrepância que denúncia irregularidades.

Depois de sinalizadas as infracções, a intenção, elucida o José Azevedo Pereira, citado pelo Jornal de Negócios, “é oferecer um período de regularização a baixo custo e persuadir os contribuintes”.

O director-geral da AT ressalva, porém, que este cenário não é suficiente para que se fale em “incumprimento massivo”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas