Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Turistas chineses foram os que mais gastaram em compras em 2015

Os turistas chineses foram os que mais gastaram, em média, em compras 'tax free' em Portugal, no ano passado, com um custo de 641 euros por transação, segundo um estudo da Global Blue.

Turistas chineses foram os que mais gastaram em compras em 2015
Notícias ao Minuto

11:01 - 10/02/16 por Lusa

Economia Estudo

De acordo com a empresa especializada em gestão de operações 'tax free' (reembolso de IVA a turistas), as compras de turistas chineses, que representam 13% do mercado, aumentaram 42% comparativamente ao ano anterior, com o valor da compra média a atingir mais do dobro da dos turistas angolanos (273 euros).

Entre as nacionalidades que mais compras fizeram em Portugal, destaca-se ainda o crescimento de 30% dos turistas norte-americanos face a 2014, que entraram para o 'top 5' do turismo de compras, posicionando-se em segundo lugar em termos do valor da compra média (493 euros).

Já os turistas angolanos, que representam 42% deste mercado, reduziram o valor das compras em 8%. O mesmo aconteceu com o segundo mercado mais importante, o Brasil (16% do total), com uma variação negativa de 12% e uma compra média de 219 euros em 2015.

As compras dos moçambicanos, que representam 4% do mercado, tiveram um crescimento expressivo, na ordem dos 19%, com um gasto médio de 227 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório