O Governo angolano quer lançar um plano de reestruturação na Sonangol. De acordo com o Diário Económico, o vice-presidente Manuel Vicente leu hoje uma missiva do líder de Angola José Eduardo dos Santos, anunciando a criação “de uma comissão de avaliação para estudar a situação da Sonangol”, de forma a “propor as bases da sua reestruturação e um modelo de gestão mais eficaz e eficiente”.
"Em todo o mundo as grandes empresas petrolíferas estão em fase de reestruturação por razões conjunturais e de outra natureza", explica o Executivo angolano, referindo-se à desvalorização progressiva do crude e produtos refinados nos mercados internacionais ao longo dos últimos meses.
A alteração da estrutura da Sonangol deverá ser lançada em breve, contrariando os rumores de uma falência da empresa pública angolana, avançados pelo Jornal Expresso.
O Governo de José Eduardo dos Santos está otimista quanto à recuperação do país e traça um futuro animador graças às alterações na lei do investimento. “As diligências feitas apontam para o reforço do dinamismo e da eficiência dos seus serviços e para uma previsão do aumento da captação do investimento privado estrangeiro de aproximadamente 10 mil milhões de dólares, nos próximos dois anos”, conclui o comunicado do líder angolano.