Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Lucros da Rio Tinto caem 82% no primeiro semestre

A empresa mineira Rio Tinto, que opera também em Moçambique, teve uma queda de 82% no seu lucro no primeiro semestre devido ao excesso de oferta e à desaceleração da procura chinesa, que levou à queda do preço do minério de ferro.

Lucros da Rio Tinto caem 82% no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

10:35 - 06/08/15 por Lusa

Economia Minas

A companhia anglo-australiana referiu que o seu lucro foi de 806 milhões de dólares (789 milhões de euros) nos últimos seis meses (até 30 de junho) e, no mesmo período do ano anterior, foi de 4,4 mil milhões de dólares (4,03 mil milhões de euros).

A estimativa de lucro da empresa para o primeiro semestre do ano era de 2,9 mil milhões de dólares (2,66 mil milhões de euros), ficando 43 por cento abaixo do esperado.

"Este é um conjunto robusto de resultados, dado um ambiente operacional difícil", disse o chefe executivo da Rio Tinto, Sam Walsh, num comunicado.

Walsh disse que o foco da empresa era de cortar custos, tendo conseguido atingir os 641 milhões de dólares (588,3 milhões de euros) nestes seis meses e, agora, pretendem atingir a meta de mil milhões de dólares (917,7 milhões de euros).

A segunda maior mineradora do mundo é fortemente dependente do minério de ferro, um componente fundamental para a produção do aço, e esperava ver diminuir os seus investimentos de capital para cerca de 5,5 mil milhões de dólares (cinco mil milhões de euros) neste ano e seis mil milhões de dólares (5,5 mil milhões de euros) em 2016.

As empresas de mineração foram atingidas por uma queda dos preços das mercadorias (commodities) nos últimos seis meses. O preço do minério de ferro caiu para 44.59 dólares (40,9 euros) no início de julho, o seu nível mais baixo desde 2009, mas tem vindo a recuperar lentamente.

A companhia, num comunicado enviado para a Australian Securities Exchange, espera que a corrente debilidade conjuntural corrente passe e o crescimento económico global se fortaleça e o mercado das commodities volte ao equilíbrio.

A Rio Tinto iniciou a atividade mineira em Moçambique em 2011, quando adquiriu por 3,7 mil milhões dólares (2,7 mil milhões de euros) as posições detidas pela australiana Riversdale Mining.

Em julho, a Rio Tinto vendeu a sua mina de carvão de Benga e outros projetos na província de Tete, no centro-norte de Moçambique por 37 milhões de euros ao grupo indiano Coal Ventures Private Limited, devido a perdas de cerca de 2 mil milhões de euros em 2012.

Após terem iniciado a exploração mineira em 2011, adquirindo os direitos por 2,7 mil milhões de euros à australiana Riversdale Mining, as minas produziram cerca de 733 mil toneladas de carvão metalúrgico e térmico no primeiro semestre de 2014, um ano em que o valor desta matéria-prima sofreu uma forte depreciação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório