Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

BCE mantém programa de estímulos até ser necessário

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou hoje que o programa de estímulos lançado pela instituição está a funcionar e vai manter-se até ser necessário para impulsionar a inflação e a confiança na zona euro.

BCE mantém programa de estímulos até ser necessário
Notícias ao Minuto

18:59 - 14/05/15 por Lusa

Economia Draghi

Num discurso em Washington, Draghi referiu que o programa de compra de ativos, lançado em março e que estará em vigor pelo menos até setembro de 2016, no valor global de 1,1 biliões de euros, "tem provado até agora ser eficaz, mais do que muitos observadores antecipavam".

O líder do BCE, que falava numa conferência promovida pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), assinalou que o programa, cujo objetivo é impulsionar a retoma, mantendo taxas de juro baixas e contrariar os riscos de deflação, será aplicado na totalidade.

"Os estímulos monetários vão manter-se até serem necessários", indicou, "até haver um ajustamento consistente na trajetória da inflação", adiantou.

Draghi afirmou também que uma política contínua de taxas de juro muito baixas pode "ter efeitos secundários" e defendeu que é importante identificar essas consequências e corrigi-las se necessário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório