Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Parlamento unido para reforçar poder político sobre a banca

Todos os grupos parlamentares convergiram hoje nos elogios ao presidente e relator da comissão de inquérito do BES, respetivamente os sociais-democratas Fernando Negrão e Pedro Saraiva, e defenderam uma regulação mais eficaz sobre a banca.

Parlamento unido para reforçar poder político sobre a banca
Notícias ao Minuto

12:00 - 08/05/15 por Lusa

Economia Inquérito BES

Posições que foram manifestadas em plenário no ponto referente à discussão e votação do relatório à gestão do BES (Banco Espírito Santo) e GES (Grupo Espirito Santo) e ao processo que conduziu à aplicação da medida de resolução e às suas consequências, até à criação do Novo Banco - documento já votado em comissão e que mereceu os votos favoráveis do PSD, CDS, PS, a abstenção do Bloco de Esquerda e contra do PCP.

"É preciso perder o medo em relação aos donos disto tudo", declarou a deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua, que apelou ao fim do estado de "negação" num país que, na sua perspetiva, se recusa a encarar a realidade de uma banca "opaca" e "endividada".

Mariana Mortágua deixou ainda um veemente apelo no sentido de que, após a conclusão desta comissão de inquérito parlamentar, "tudo não fique na mesma" e "tudo não caia no esquecimento", referindo a este propósito o recente elogio público do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ao antigo ministro e ex-administrador do BPN Dias Loureiro.

Já o vice-presidente da bancada socialista Pedro Nuno Santos atacou os "comentadores de fim-de-semana" - uma alusão indireta ao ex-presidente do PSD Luís Marques Mendes - e reiterou as suas críticas ao papel do Banco de Portugal neste caso.

"A questão não é saber onde estavam os deputados em maio ou junho de 2013, mas é saber por que razão o Banco de Portugal atuou tarde. Os deputados fizeram a sua parte e fizeram-na bem", sustentou.

Além dos supervisores, Pedro Nuno Santos também deixou uma advertência sobre o papel dos governos na estabilização do sistema financeiro, vincando que o poder político tem de usar as suas competências e não se pode esconder atrás dos reguladores.

A posição mais crítica em relação ao relatório partiu do deputado comunista Miguel Tiago, advogando que o voto contra se deveu não por aquilo que o documento descreve, "mas pelo que cala ou ignora".

"O melhor contributo que esta comissão poderia dar para a democracia era mostrar que não está refém do sistema. PSD, PS e CDS são, de facto, a face política do sistema e outras conclusões não seriam de esperar", apontou Miguel Tiago, lamentando, ainda, que o ex-gestor do BES José Maria Ricciardi "continue a ser administrador de um banco".

Miguel Tiago advogou depois, claramente, a necessidade de tornar a banca "propriedade pública".

Os sociais-democratas Pedro Saraiva e Fernando Negrão saudaram o espírito de cooperação e de compromisso registado entre os deputados de todas as bancadas.

"Esta comissão de inquérito demonstrou que é possível fazer política com seriedade, com profundidade e de forma construtiva, divergindo-se sem denegrir. Fez-se pedagogia, fez-se parlamento, fez-se democracia", concluiu o relator Pedro Saraiva.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório