Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Ulrich elogia trabalho "muito produtivo" da comissão

O presidente do Banco BPI, Fernando Ulrich, considerou hoje que o trabalho desenvolvido na comissão de inquérito parlamentar ao caso BES foi muito positivo, realçando que foi um exercício saudável para a sociedade portuguesa.

Ulrich elogia trabalho "muito produtivo" da comissão
Notícias ao Minuto

16:01 - 30/04/15 por Lusa

Economia Inquérito BES

"A comissão parlamentar de inquérito fez um excelente trabalho. Muito intenso e muito profissional", afirmou o gestor, que também foi ouvido pelos deputados ao longo das dezenas de audições realizadas.

"Penso que foi bom para a sociedade portuguesa este exercício em que pessoas com altas responsabilidades ao nível empresarial, financeiro, da supervisão e da governação tiveram que prestar esclarecimentos", sublinhou, em conferência de imprensa, em Lisboa.

E reforçou: "Isto aproxima a sociedade portuguesa, porque se percebe que todos têm que responder perante aqueles que foram eleitos pelos portugueses".

Por tudo isto, Ulrich não tem dúvidas de que "foi um exercício muito produtivo e muito positivo".

O relatório final da comissão de inquérito à gestão do BES/Grupo Espírito Santo (GES) - a cargo do deputado do PSD Pedro Saraiva - foi aprovado na quarta-feira em votação final global com os votos favoráveis de PSD, PS, CDS-PP, abstenção do Bloco de Esquerda e voto contra do PCP, pese embora tenha havido votações diferenciadas das várias partes do texto.

A comissão foi proposta pelo PCP - e aprovada por unanimidade dos partidos - e teve a primeira audição a 17 de novembro do ano passado, tendo sido escutadas dezenas de personalidades, entre membros da família Espírito Santo, gestores das empresas do grupo, reguladores, supervisores, auditores e agentes políticos, entre outros.

O objetivo do trabalho dos parlamentares foi "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório