Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Rendas sociais aumentaram 120% em três anos

Segundo o presidente do IHRU um terço da renda das cerca de 12 mil casas de habitação social do instituto “está abaixo dos 25 euros”.

Rendas sociais aumentaram 120% em três anos
Notícias ao Minuto

11:00 - 21/04/15 por Notícias Ao Minuto

Economia IHRU

O processo de atualização da renda média das casas sociais geridas pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) levou a um aumento de 120% em três anos, passando de um valor médio de 27,3 euros em 2011 para 49,8 euros em 2014. Em 2015 podem chegar aos 64,2 euros.

Ao Jornal de Negócios, o presidente do IHRU, Vítor Reis diz que é “normal e natural” que tenha havido contestação em torno dos aumentos “depois de um imobilismo de 30 ou 40 anos”.

Com o processo de fiscalização quase terminado, além da atualização das rendas foi ainda possível detetar casas abandonadas e a atribui-las a “533 novas famílias em situação de precaridade” e identificar pessoas “que se passam por gente pobre e que não é”.

Segundo o responsável, a atualização é uma questão de justiça e visa apenas cumprir a lei - “uma casa não pode valer o mesmo que um maço de tabaco”, referiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório