Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Negrão cita Herberto Helder em pergunta a Carlos Costa

O presidente da comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) citou hoje o poeta Herberto Helder numa pergunta dirigida ao governador do Banco de Portugal (BdP) sobre os lesados em papel comercial.

Negrão cita Herberto Helder em pergunta a Carlos Costa
Notícias ao Minuto

20:05 - 24/03/15 por Lusa

Economia Inquérito BES

"Não sei como dizer-te que minha voz te procura" foram as palavras de Herberto Helder citadas por Fernando Negrão, que depois perguntou a Carlos Costa: "Há disponibilidade do BdP para receber e negociar com as várias associações [de lesados]?"

"Há muitas vozes à procura do senhor governador para resolver este problema", prosseguiu Negrão, com Carlos Costa a resguardar-se em "dois limites" com que o regulador trabalha: o da "legalidade" e o da Constituição e da sua proteção de vítimas de 'misseling' [má prática de venda].

Os clientes lesados no papel comercial do GES disseram hoje que não receberam formalmente qualquer proposta para resolver o seu problema, mas realçaram que as notícias divulgadas apontam apenas para um "início de negociação"

"A proposta que ontem [segunda-feira] saiu para a imprensa não nos foi formalizada, é apenas um abrir de portas e um início de negociação para uma solução. Não levamos a sério sequer o conteúdo que lá vem", declarou Nuno Lopes Pereira, da Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial.

O responsável falava aos jornalistas no parlamento, onde se encontrou com o presidente da comissão de inquérito à gestão do BES e do GES, Fernando Negrão, e fez, através do deputado do PSD, chegar uma missiva ao governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, que hoje está a ser ouvido pelos parlamentares.

Sobre o porquê de Carlos Costa não ter recebido os clientes no parlamento, o responsável da associação de lesados diz que tal é uma "reprimenda" por um protesto não oficial realizado no sábado passado por algumas pessoas em frente à residência do governador.

Ao ritmo de buzinas e de bombos, os manifestantes gritaram "gatuno" na rua de acesso ao prédio onde Carlos Costa mora, no Parque das Nações, depois de, durante a manhã de sábado, terem estado em protesto junto ao Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL).

Herberto Helder, citado por Negrão na comissão, morreu na segunda-feira na sua casa em Cascais, e "A morte sem mestre" foi o último livro de originais do poeta, publicado em junho de 2014, pela Porto Editora.

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e hoje, para além de Carlos Costa, foi escutado o presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares.

A última audição prevista para a comissão de inquérito é a da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que prestará novo depoimento perante os deputados na quarta-feira.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório