Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Lesados do papel comercial não receberam formalmente proposta

Os clientes lesados no papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) disseram hoje que não receberam formalmente qualquer proposta para resolver o seu problema, mas realçaram que as notícias divulgadas apontam apenas para um "início de negociação"

Lesados do papel comercial não receberam formalmente proposta
Notícias ao Minuto

16:20 - 24/03/15 por Lusa

Economia Inquérito BES

"A proposta que ontem [segunda-feira] saiu para a imprensa não nos foi formalizada, é apenas um abrir de portas e um início de negociação para uma solução. Não levamos a sério sequer o conteúdo que lá vem", declarou Nuno Lopes Pereira, da Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial.

O responsável falava aos jornalistas no parlamento, onde se encontrou com o presidente da comissão de inquérito à gestão do BES e do GES, Fernando Negrão, e fez, através do deputado do PSD, chegar uma missiva ao governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, que hoje está a ser ouvido pelos parlamentares.

Uma suposta proposta que visa o pagamento apenas parcial das verbas aplicadas pelos clientes de retalho do BES em papel comercial, aliada à obrigação de os mesmos investirem mais 10 ou 20 mil euros no banco, foi noticiada pela imprensa na segunda-feira.

Nuno Lopes Pereira sublinhou hoje que os clientes lesados nunca aceitarão menos que 100% do seu capital de volta.

Sobre o porquê de Carlos Costa não ter recebido os clientes no parlamento, o responsável da associação de lesados diz que tal é uma "reprimenda" por um protesto não oficial realizado no sábado passado por algumas pessoas em frente à residência do governador.

Ao ritmo de buzinas e de bombos, os manifestantes gritaram "gatuno" na rua de acesso ao prédio onde Carlos Costa mora, no Parque das Nações, depois de, durante a manhã de sábado, terem estado em protesto junto ao Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL).

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e hoje, para além de Carlos Costa, foi escutado o presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares.

A última audição prevista para a comissão de inquérito é a da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que prestará novo depoimento perante os deputados na quarta-feira.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório