No requerimento, o grupo parlamentar do PS justifica os pedidos de audição com “a defesa do interesse estratégico nacional e da transparência nos processos”.
Na quarta-feira, a maioria PSD/CDS-PP chumbou um requerimento semelhante do PCP para ouvir a comissão de acompanhamento da privatização da TAP e da ANA na mesma comissão, que deixava de fora a audição da Parpública.
A comissão de acompanhamento da reprivatização da TAP e da privatização da ANA esteve na comissão de Economia e Obras Públicas a 18 de Dezembro, dois dias antes de o Governo ter rejeitado a proposta para a TAP e uma semana antes de ter anunciado a venda da gestora aeroportuária aos franceses da Vinci.
A reprivatização da TAP e a privatização da ANA tiveram uma comissão de acompanhamento comum, composta por três elementos, alterando apenas o presidente para cada um dos processos.
A comissão de acompanhamento da TAP é liderada por Amado da Silva, reitor da Universidade Autónoma e ex-presidente da ANACOM, e a da ANA por António de Sousa, antigo presidente da Caixa Geral de Depósitos.