Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Vistos gold representaram 90 milhões investidos em imobiliário em novembro

A Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) informou hoje terem sido investidos, em novembro, mais de 90 milhões de euros em imobiliário, ao abrigo do programa dos vistos gold.

Vistos gold representaram 90 milhões investidos em imobiliário em novembro
Notícias ao Minuto

12:46 - 04/12/14 por Lusa

Economia CPCI

Num comunicado divulgado hoje, a CPCI referiu que no mês passado foram contabilizados 132 novos investidores através de um regime com um "forte potencial de atração de investimento" e que continua a ter a "confiança dos investidores e de todo o mercado".

"No mês de novembro, foram registados, mais 101 milhões de euros captados para Portugal ao abrigo deste programa, dos quais 90 milhões, ou seja, 89%, dizem respeito a investimento em imobiliário nacional", lê-se na comunicação da confederação.

O programa soma um investimento total de 1.177 milhões de euros, dos quais 1.062 milhões (91%) correspondem a aquisição de património imobiliário, segundo a mesma nota.

A CPCI indicou a necessidade de o programa ser melhorado para potenciar os resultados obtidos e exemplifica como aperfeiçoamento a "possibilidade de associar ao investimento na aquisição de um imóvel, a concretização de projetos de reabilitação urbana".

Outra hipótese seria a "criação de mecanismos que incentivem o seu alargamento a todo o território nacional, permitindo a sua difusão em regiões com elevado potencial", como o interior do país.

No quadro da Operação Labirinto, sobre o programa dos Vistos Gold, foi desmantelada uma rede de corrupção, na qual participaram alegadamente altos representantes do Estado.

Entre os 11 detidos encontravam-se o diretor nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos, o presidente do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo, e a secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antónia Anes.

Miguel Macedo demitiu-se do cargo de ministro da Administração Interna, por considerar que a sua autoridade tinha ficado diminuída.

O programa de atribuição de vistos 'dourados', criado em 2012, prevê a emissão de autorizações de residência para estrangeiros, oriundos de fora do espaço Schengen, com investimentos em Portugal por um período mínimo de cinco anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório