Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Problemas estruturais só se resolvem com compromisso parlamentar

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Silva Peneda, defendeu hoje, em Bruxelas, que a resolução dos problemas estruturais do país, como o crescimento e o emprego, obriga a um compromisso político de longo prazo a nível parlamentar.

Problemas estruturais só se resolvem com compromisso parlamentar
Notícias ao Minuto

13:04 - 18/11/14 por Lusa

Economia Silva Peneda

Um compromisso entre os partidos em torno desta matéria "é inevitável, porque se não for isto, não sei como se resolve o problema do crescimento e do desemprego", referiu Silva Peneda, em declarações à Agência Lusa.

"Só com uma visão de médio prazo é que se pode construir, gerar confiança e coesão", o que envolve, disse o presidente do CES, "mais do que uma legislatura, o que significa que é preciso um compromisso político a nível do Parlamento".

Crescimento económico, equilíbrio das contas públicas e reforma do Estado são a solução que apresenta para resolver os problemas estruturais, adiantou, sublinhando que "a ´troika´ não resolveu nenhum problema estrutural" da economia portuguesa.

Para Silva Peneda, a União Europeia deveria custear parte dos subsídios de desemprego em países com taxas de desemprego muito elevadas como forma de combater o problema.

José da Silva Peneda participou na conferência "Crescimento e Emprego - Portugal numa perspetiva Europeia", juntamente com o presidente do Comité Económico e Social Europeu,Henri Malosse, o secretário de Estado do Emprego, Octávio de Oliveira e o eurodeputado Paulo Rangel (PSD).

O evento, em que estiveram ainda presentes sindicalistas, foi organizado pela eurodeputada social-democrata Sofia Ribeiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório