Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Portugal "saiu bem" nos testes de stress mas "é possível fazer mais"

O secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, afirmou hoje em Lisboa que "Portugal saiu bem" nos testes de stress europeus à banca, defendendo, no entanto, que "ainda é possível fazer mais".

Portugal "saiu bem" nos testes de stress mas "é possível fazer mais"
Notícias ao Minuto

12:25 - 27/10/14 por Lusa

Economia Angel Gurría

"Portugal saiu bem, saiu positivo [nos testes de stress à banca]. O caso famoso do BES está reconhecido [como não tendo] um efeito sistémico importante nem um efeito fiscal [orçamental] importante", afirmou o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) na apresentação do 'Economic Survey', uma publicação da instituição sobre a economia portuguesa, que decorre hoje em Lisboa.

Angel Gurría disse ainda que, no caso do BCP, que chumbou no cenário mais adverso dos testes de stress, trata-se de "um banco que em 2014 já fez tudo o que era necessário" para melhorar os rácios que está obrigado a cumprir.

"Os bancos não são uma questão em Portugal (...) No caso de Portugal, esta é uma questão que está controlada", reiterou o secretário-geral da OCDE, referindo-se à situação do sistema financeiro português.

No entanto, Gurría alertou que "ainda é possível fazer mais", considerando que "os bancos podem ser incentivados a aumentar os fundos próprios ainda mais se necessário" e que é preciso criar mecanismos para que "os prejuízos sejam detetados atempadamente".

O BCP foi o único banco português "a chumbar" nos testes de stress do Banco Central Europeu (BCE) e da Autoridade Bancária Europeia (EBA) no cenário mais adverso, enquanto CGD e BPI tiveram nota positiva.

Nuno Amado, presidente do BCP, sublinhou que o banco passaria nos testes de stress se fossem feitos tendo em conta os dados atuais e não de dezembro de 2013 e garantiu que o banco não vai precisar de um aumento de capital nem de vender ativos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório