Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

"Concurso da bolsa de terras lançado na próxima semana"

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, anunciou hoje que vai ser lançado na próxima semana o concurso público para a bolsa de terras do Estado, que privilegiará os jovens agricultores e os proprietários confinantes.

"Concurso da bolsa de terras lançado na próxima semana"
Notícias ao Minuto

18:22 - 03/10/14 por Lusa

Economia Assunção Cristas

"No início da próxima semana vai estar no site da direção geral o lançamento do concurso da bolsa de terras do Estado. São 730 hectares que vão a concurso, havendo um pré-aviso de 20 dias, para as pessoas terem tempo para se candidatarem, que privilegiará muito a lógica dos jovens agricultores e das propriedades confinantes, para ganharmos escala", anunciou.

Assunção Cristas, que falava à Lusa à margem de uma visita a Anadia, disse estarem reunidas as condições para a bolsa de terras avançar, após ter já sido publicado em Diário da República o regulamento para os contratos de arrendamento, que estabelece as regras.

"Vamos continuar nesse caminho, quer no que diz respeito a esses meios, quer no acesso aos fundos comunitários, para pôr à disposição de quem quer trabalhar a terra, pensando muito nos jovens agricultores que se têm vindo a instalar em número crescente e que precisam de ter estes apoios", comentou.

A ministra destacou que o objetivo das políticas do Governo é aumentar a produção agrícola nacional e que tem havido uma evolução positiva, com o aproveitamento dos fundos comunitários e o sentido de risco dos empresários.

"Portugal vai começando a ser conhecido como país de origem de produtos agrícolas e agroindustriais de excelência", disse Assunção Cristas, dando como exemplo a distinção recente de um vinho branco português da Adega Campolargo, que hoje visitou, premiado em Inglaterra "num dos concursos mais antigos e prestigiados do mundo".

Segundo a ministra, essa evolução, nomeadamente nos vinhos, "é fruto de trabalho aturado e investimento que tem sido feito pelo setor" e visível pelos números de aplicação dos fundos comunitários do PRODER, "que está com uma execução de 90%, um valor excecional".

"Olhando para os fundos comunitários temos bons exemplos da evolução do setor e desenhámos um programa de desenvolvimento rural adequado. Temos procurado, no que está ao alcance do Estado, disponibilizar instrumentos para aumentar a produção agrícola nacional", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório