A Mercadona continua a dar seguimento ao plano de expansão em Portugal e prevê inaugurar 10 supermercados em território nacional este ano. Afinal, como se explica o sucesso da cadeia espanhola? Há alguns truques que dão algumas pistas.
A Mercadona registou um lucro líquido de 3,88%, o que permitiu distanciar-se das principais rivais, de acordo com o jornal Huffpost, num setor onde a média de lucros ronda geralmente valores entre 1% e 2%.
Quais são os truques?
Esta margem de lucro é atingível devido à estratégia eficiente e rígida da Mercadona, que permite manter-se competitiva ao mesmo tempo que se diferencia das principais rivais, segundo o mesmo jornal.
Além disso, a marca espanhola aposta muito nos produtos de marca própria e limita a sua oferta a um catálogo com menos produtos do que as empresas concorrentes.
Com isto, as marcas próprias da Mercadona - Hacendado, Bosque Verde e Deliplus - representam 58,2% das suas vendas, segundo dados de 2018 citados pela mesma publicação.
Contudo, esta não é a "única chave", já que a marca consegue isto "graças ao investimento contínuo na melhoria da qualidade de seus produtos" e à aposta na "manutenção de uma relação distribuidor-fornecedor muito sólida ao longo do tempo: desde a década de 1990".
Outros pontos que o Huffpost destaca são as mais de 1.600 lojas, que permite condições comerciais mais vantajosas, a logística e automatização de processos, os rígidos controlos de custos e os baixos custos de marketing, já que aposta muito na estratégia de comunicação "boca a boca".
Leia Também: Pingo Doce lança novidade: Quer chegar 'sozinho' a casa dos clientes