O Banco de Portugal (BdP) e a Fidelidade assinaram esta sexta-feira o contrato-promessa de compra e venda de um edifício nos terrenos da antiga Feira Popular, em Entrecampos, para as futuras instalações do Banco em Lisboa. A concretização final da transação está prevista para o final de 2027.
"Com esta aquisição, o Banco de Portugal concentrará todos os seus serviços de escritórios, hoje dispersos por quatro localizações em Lisboa", pode ler-se num comunicado.
Segundo o supervisor, o "imóvel tem uma área bruta de construção de cerca de 32 mil metros quadrados e representará um investimento de 191,99 milhões de euros, correspondente ao limite inferior das avaliações independentes realizadas e, assim, protegendo da melhor forma o interesse público".
"A concretização desta aquisição vai ao encontro das necessidades do Banco de Portugal nos planos funcional e institucional e representa o culminar de um processo com mais de quatro décadas de procura de uma localização única na cidade de Lisboa. A concentração de serviços permitirá reduzir os custos operacionais anuais em mais de cinco milhões de euros. A posterior alienação de património imobiliário do Banco de Portugal financiará uma parte substantiva do investimento", pode ainda ler-se.
Leia Também: Apagão. TAP cancelou 156 voos e 23 atrasaram mais de duas horas