Assembleia-geral da Jerónimo Martins marcada 24 de abril

A assembleia-geral de acionistas da Jerónimo Martins, marcada para 24 de abril, vai deliberar, entre outros pontos, o pagamento de um dividendo bruto de 0,59 euros por ação e eleger a administração para o triénio 2025-2027.

Notícia

© Jerónimo Martins

Lusa
27/03/2025 17:51 ‧ 27/03/2025 por Lusa

Economia

Jerónimo Martins

Ao todo, de acordo com comunicado do Conselho de Administração hoje divulgado, são sete os pontos na ordem de trabalhos.

 

Além de deliberar sobre os documentos de prestação de contas do exercício de 2024, incluindo o relatório de gestão, as contas individuais e consolidadas, o relatório de governo societário e outros documentos de informação societária e de fiscalização e auditoria e sobre a proposta de aplicação de resultados, os acionistas vão decidir sobre a proposta de pagamento de dividendos.

A administração da Jerónimo Martins vai propor a distribuição de 370,8 milhões de euros, o que corresponde a um dividendo bruto de 0,59 euros por ação.

Outro dos pontos diz respeito à apreciação geral da administração e fiscalização do grupo, a deliberação sobre a política de remuneração dos órgãos, bem como proceder à eleição do Conselho de Administração, da Comissão de Auditoria e da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade para o triénio 2025-2027.

Nos termos dos Estatutos, o Conselho de Administração (CA) é composto por um mínimo de sete e um máximo de 11 membros, eleitos pela assembleia-geral (AG) para mandatos de 2024.

O Conselho de Administração, liderado por Pedro Soares dos Santos, é composto por 11 membros efetivos, eleitos na AG de 21 de abril de 2022 para o triénio 2022-2024.

Pedro Soares dos Santos é presidente do Conselho de Administração desde 18 de dezembro de 2013. Integram o CA cujo mandato terminou em dezembro de 2024 Andrzej Szlezak (não executivo), António Pedro de Carvalho Viana-Baptista (não executivo), Artur Stefan Kirsten (não executivo) e Clara Christina Streit (não-executivo independente).

Os restantes membros são Elizabeth Ann Bastoni (não-executivo independente), Francisco Manuel Seixas da Costa (não-executivo independente), José Manuel da Silveira e Castro Soares dos Santos (administrador não-executivo nomeado pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos), María Ángela Holguín Cuéllar (não-executivo independente), Natalia Anna Olynec (não-executivo independente) e Sérgio Tavares Rebelo (não-executivo independente).

A Sociedade Francisco Manuel dos Santos detém 56,14% do capital do grupo.

Os restantes dois pontos na ordem de trabalhos são a eleição do Revisor Oficial de Contas da Sociedade para o triénio 2025-2027 e da Comissão de Vencimentos para o mesmo período.

O lucro da Jerónimo Martins caiu 20,8% no ano passado, face a 2023, para 599 milhões de euros. Em igual período, as vendas subiram 9,3% para 33.464 milhões de euros. O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) subiu 2,9% para 2.232 milhões de euros.

Leia Também: Empresas que traçam caminho seguro "têm que saber viver com tempestades"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas