Subida do salário mínimo surgirá "mais semana, menos semana"

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), José Silva Peneda, manifestou-se hoje "otimista" que a decisão do Governo relativa ao aumento salário mínimo nacional seja tomada "mais semana, menos semana".

Notícia

© Global Imagens

Lusa
12/09/2014 14:50 ‧ 12/09/2014 por Lusa

Economia

Silva Peneda

De acordo com Silva Peneda, na próxima semana haverá uma reunião do grupo de trabalho relativo a esta matéria e, depois disso, estarão reunidas as condições para o Governo se pronunciar.

"O Governo pode quando quiser resolver o problema", referiu o responsável, afirmando estar "otimista" de que a atualização do salário mínimo irá acontecer, "falta saber é quanto".

"Creio que mais semana, menos semana o assunto ficará resolvido", disse.

Na terça-feira, o ministro do Emprego, da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, reconheceu aos jornalistas a necessidade de aumentar o salário mínimo nacional, mas remeteu os pormenores da atualização desta remuneração para a mesa das negociações.

"É muito clara para o Governo a necessidade de atualização, que antes não foi possível devido ao Programa de Assistência Económica e Financeira, mas hoje a situação já é diferente", disse Pedro Mota Soares, no final de uma reunião de concertação social.

O aumento do salário mínimo nacional não fazia parte da ordem de trabalhos da reunião de concertação social de hoje mas as duas centrais sindicais colocaram o assunto à discussão e reafirmaram a necessidade de um aumento imediato.

Em resposta o Governo marcou uma reunião do grupo de trabalho do SMN para dia 17.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas