Bruxelas aprova compra da empresa espanhola Teka por chinesa Midea

A Comissão Europeia anunciou hoje ter aprovado a compra da empresa espanhola de eletrodomésticos Teka pela companhia chinesa Midea, do mesmo ramo, por "não suscitar preocupações em matéria de concorrência" na União Europeia (UE).

máquina de lavar roupa, lavandaria, loja eletrodomésticos

© Reuters

Lusa
04/03/2025 12:25 ‧ 04/03/2025 por Lusa

Economia

Teka

"A Comissão Europeia aprovou, ao abrigo do Regulamento das Concentrações da UE, a aquisição do controlo exclusivo da Teka de Espanha pela Midea da República da China", indica o executivo comunitário em comunicado.

 

De acordo com a instituição, a transação, iniciada em 2024 e que diz respeito a uma fusão no ramo do fabrico e venda de eletrodomésticos, "não suscita preocupações em matéria de concorrência, dado o seu impacto limitado sobre a concorrência nos mercados em que as empresas operam".

A Midea é uma 'gigante' chinesa com mais de 190 mil empregados e um volume de negócios de 53 mil milhões de dólares (cerca de 50 mil milhões de euros) em 2023.

Por seu lado, a Teka é uma histórica marca espanhola de eletrodomésticos, que celebrou o centenário no ano passado, detida desde 2019 por uma 'holding' alemã após enfrentar problemas financeiros.

Leia Também: MNE finlandesa adverte EUA para risco de Rússia violar acordo de paz

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas