Ao todo são cinco as instituições bancárias angolanas em Portugal: Banco BIP Portugal, Atlântico Europa, Banco Angolano de Investimentos Europa (BAI Europa), Banco Angolano de Negócios e Comércio (BANC) e Banco de Negócios Internacional Europa (BNI Europa). E todos eles apresentaram lucros positivos.
O mais lucrativo, de acordo com o Público, é o Banco BIP Portugal, com um resultado líquido de 3,63 milhões, nos primeiros meses deste ano.
Em segundo lugar surge o Atlântico Europa, que apresenta uma evolução positiva de 6,4% face ao mesmo período do ano passado, apresentado resultados líquidos de 2,87 milhões.
A BAI Europa por outro lado sofreu uma queda de 7,5% (2,56 milhões), que segundo o próprio banco se deve à constituição de provisões para risco-país, à redução do valor do balanço e ao agravamento de encargos fiscais e parafiscais.
O BANC tem como missão prestar apoio a todos os que queiram desenvolver a sua atividade económica em Angola ou eventuais investimentos angolanos em Portugal e na Europa.
Por fim, o BNI que entrou em Portugal após duas tentativas, é detido em 91% de forma direta pelo Estado daquela país.