Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 26º

Geração X é a que mais reclama no Portal da Queixa

Em 15 anos, o Portal da Queixa recebeu mais de um milhão de reclamações.

Geração X é a que mais reclama no Portal da Queixa
Notícias ao Minuto

07:01 - 19/06/24 por Notícias ao Minuto

Economia Portal da Queixa

O Portal da Queixa faz 15 anos e revela que recebeu, nesse hiato temporal, recebeu mais de 1 milhão de reclamações, tendo uma média de resolução de 80%.

Segundo comunicado da plataforma, o valor médio de reclamações resolvidas está atualmente nos 80% e o valor médio de avaliações de satisfação dos consumidores seguiu a mesma linha de crescimento, estando atualmente nos 4.23 sobre 10. Isto significa que os clientes estão mais satisfeitos uma vez concluído o processo de reclamação, fruto de uma maior proximidade e apoio prestado pelas marcas.

Sobre as categorias, 'Comunicação, TV e Media' foi a mais reclamada entre 2009 e 2021. A partir desse ano, e até 2023, foi superada pela categoria 'Correio, Transportes e Logística'. Atualmente, a categoria 'Água, Eletricidade e Gás' é a que mais resolve os problemas reportados, com 87.7% de taxa de solução.

Geração X é a que mais reclama

O estudo indica ainda que a Geração X (indivíduos nascidos entre 1965 até 1980) é a que mais reclama no Portal da Queixa. A média de idade dos consumidores que mais reclama e utiliza a plataforma é de 42 anos, atualmente, invertendo a tendência para um público cada vez mais jovem, face ao verificado em 2009, onde a média de idade era 52 anos.

Em 2009, o género masculino tinha maior presença na plataforma (65%), contra 36% de género feminino. Atualmente, a tendência inverteu-se: são 53% do género masculino e 47% feminino. A curva dos dois géneros tem vindo, no entanto, a igualar-se progressivamente.

Lisboa é o distrito que mais reclama, logo seguido do Porto e de Setúbal. Em contexto internacional, o maior volume de reclamações tem origem do Brasil (44%).

Leia Também: Rock in Rio Lisboa? Há 97% mais queixas do que em toda a edição de 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório