Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 26º

Taxa de inflação nos EUA abranda para 3,3% em maio

A taxa de inflação homóloga abrandou nos Estados Unidos em maio para 3,3%, o que poderá dar algum alento à Reserva Federal (Fed), que termina hoje uma reunião de dois dias.

Taxa de inflação nos EUA abranda para 3,3% em maio
Notícias ao Minuto

15:02 - 12/06/24 por Lusa

Economia Inflação

O índice de inflação CPI, divulgado pelo Departamento do Trabalho, situou-se em maio em 3,3%, contra 3,4% em abril.

Na comparação mensal, os preços ficaram, em média, idênticos aos de abril e a evolução do índice foi de 0%, contra 0,3% no mês anterior.

Os números foram melhores do que o esperado, dado que os analistas apontavam para uma variação mensal de 0,1% e uma inflação homóloga estável em 3,4%, segundo o Market Watch.

A inflação subjacente, que exclui os preços mais voláteis dos alimentos e da energia, também evoluiu favoravelmente e ficou em 0,2% a nível mensal (0,3% em abril) e em 3,4% em termos homólogos (3,7% em abril). Os analistas esperavam 0,3% e 3,5%, respetivamente.

"A pressão sobre os preços permanece elevada, mas mostrou uma desaceleração bem-vinda", disse Rubeela Farooqi, economista chefe da High Frequency Economics, citada pela AFP.

Os números deverão ser bem recebidos pelo banco central norte-americano, que termina hoje uma reunião de política monetária. No entanto, a inflação continua muito acima do objetivo de 2% definido pela Fed.

O banco central norte-americano deverá deixar as taxas de juro inalteradas entre 5,25% e 5,50%, depois de sucessivos aumentos entre março de 2022 e julho de 2023 para conter a inflação elevada.

Leia Também: Destatis confirma inflação na Alemanha de 2,4% em maio

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório