Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 22º

Milhares com bandeiras de Espanha e UE em protesto do PP contra amnistia

Milhares de pessoas, que carregavam bandeiras de Espanha e da União Europeia (UE), juntaram-se, em Madrid, numa manifestação do Partido Popular (PP) de Alberto Núñez Feijóo, contra a lei da amnistia.

Notícias ao Minuto

14:15 - 26/05/24 por Lusa

Mundo Espanha

A aprovação desta lei deverá ocorrer na próxima semana, na sessão plenária do Congresso.

Os manifestantes, que se concentraram junto à Puerta de Alcalá, carregavam ainda faixas com frases de ordem como: "Espanha contra a amnistia e a corrupção", "Renuncia agora" ou "Sánchez traidor e mentiroso".

Além dos representantes do PP, juntaram-se políticos dos governos de José María Aznar e Mariano Rajoy.

Esta é a quinta manifestação convocada pelo PP, que ocorre agora quatro dias antes da aprovação definitiva da lei da amnistia.

À frente do Governo de Espanha desde 2018, o Partido Socialista Espanhol (PSOE) de Pedro Sánchez concedeu indultos aos separatistas condenados pela tentativa de autodeterminação de 2017, mudou o código penal para acabar com o delito de sedição de que outros estavam acusados e avançou agora com uma amnistia, que está em fase final de aprovação pelo parlamento e deverá levar ao regresso de Puigdemont à Catalunha em breve.

Estas medidas foram negociadas com a ERC (Vox, Irmãos de Itália, PiS e, previsivelmente, após as eleições, Fidesz) - que viabilizou todos os governos de Sánchez desde 2018 - e, no caso da amnistia, igualmente com o JxCat, de que o PSOE passou também a depender, no ano passado, para continuar no poder.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Vídeo de MNE israelita a criticar Espanha é "escandaloso e execrável"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório