Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 25º

Empresas lusas com participação "robusta" em feira de têxteis técnicos

 Portugal vai marcar presença com 23 empresas e associações na "maior e mais importante feira do mundo" de têxteis técnicos, na Alemanha, uma participação cada vez "mais robusta" que espelha a evolução do setor.

Empresas lusas com participação "robusta" em feira de têxteis técnicos
Notícias ao Minuto

23:13 - 21/04/24 por Lusa

Economia Têxteis

"Esta participação é o espelho da mudança e da evolução que este setor tem tido, e a de uma grande aposta nos têxteis de maior tecnicidade, mais complexos, que tem sido feito", revelou à Lusa António Braz Costa, diretor-geral do CITEVE, o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal.

"Nos últimos 20 anos tem havido uma grande evolução, com um posicionamento muito forte na área do automóvel, em particular no interior automóvel, na área da proteção individual, na área do desporto, e um conjunto de outras aplicações para têxteis técnicos", acrescentou.

A Techtextil, que decorre em Frankfurt a cada dois anos, e começa na terça-feira, vai receber 23 empresas e associações do subsetor de têxteis técnicos, um grupo "verdadeiramente eclético" do que se faz em Portugal.

"Se há 20 anos tivemos de convencer quatro empresas a deslocarem-se a Frankfurt para mostrarem o que faziam, a verdade é que hoje a participação é muito mais robusta", admitiu António Braz Costa.

"Neste momento tem havido alguma estabilização (...) as feiras já não são o único canal para apresentação de produtos aos potenciais clientes. Há uma consolidação à volta deste número", referiu.

A pandemia de covid-19 veio quebrar um crescimento constante das empresas portuguesas deste subsetor em feiras internacionais, mas o diretor-geral do CITEVE acredita que agora, ultrapassada essa fase, haverá novamente um crescimento, "até porque há cada vez mais empresas à procura de negócios neste tipo de têxteis".

A Alemanha é um importante mercado de destino das exportações do setor têxtil, e ainda mais para este subsetor.

"Em primeiro lugar por causa do setor automóvel, porque Portugal trabalha com muitas marcas alemãs (...) e depois porque a Alemanha é simultaneamente o nosso maior concorrente e o nosso maior parceiro", esclareceu.

"São os centros tecnológicos homólogos na Alemanha, que são vários, dos nossos maiores parceiros em termos mundiais para os nossos projetos de investigação e desenvolvimento", acrescentou.

A Techtextil arranca em 23 de abril e termina no dia 26 de abril. Integrado na 20.ª edição do certame, está o Techtextil Forum, um espaço que reflete sobre o que move a indústria têxtil global e reúne especialistas internacionais para apresentações e debates. Entre os intervenientes destacam-se cinco investigadores do CITEVE.

Leia Também: Nova polémica. Zara Home acusada de copiar padrão de loja de rua

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório