Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Comissão Europeia adota regras para serviço de táxis aéreos

A Comissão Europeia adotou hoje um conjunto de regras para a implementação de um serviço de táxis aéreos e outros serviços que utilizam 'drones', para criar um quadro regulatório para o futuro.

Comissão Europeia adota regras para serviço de táxis aéreos
Notícias ao Minuto

14:48 - 10/04/24 por Lusa

Economia Comissão Europeia

Bruxelas, 10 abr 2024 (Lusa) -- A Comissão Europeia adotou hoje um conjunto de regras para a implementação de um serviço de táxis aéreos e outros serviços que utilizam 'drones', para criar um quadro regulatório para o futuro.

Em comunicado, o executivo de Ursula von der Leyen anunciou um conjunto de regras para tratar dos "desafios únicos de segurança da mobilidade aérea" e dos serviços que surgirão.

As regras incidem em aeronaves pilotadas por pessoas, conceito comummente conhecido como táxis aéreos, pequenas aeronaves capazes de fazer pequenos voos mediante procura, assim como aeronaves sem piloto, que são consideradas de maior risco.

"O objetivo é padronizar o quadro regulatório em todos os Estados-membros, melhorando a supervisão e os padrões de segurança na operacionalização", dá conta a Comissão.

Para isso está pensada uma certificação mediante cumprimento de requisitos predefinidos, e as licenças para operar estas aeronaves, definição de percursos que podem fazer, postos para descolar e aterrar.

Citada no comunicado, a comissária para os Transporte, Adina Valean, considerou que estas regras "reafirmam a posição da União Europeia como líder global na segurança de aviação e inovação".

Para a comissária, a iniciativa vai "desbloquear todo o potencial da mobilidade aérea", mas com padrões que podem perdurar além do século XXI.

Leia Também: Bruxelas vê como "enorme desafio" movimentos migratórios secundários

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório