Crise na Ucrânia põe em risco 60 mil milhões da banca europeia

Segundo a UBS o conjunto dos bancos da União Europeia terão empréstimos nos mercados russo e ucraniano no valor total de 60 mil milhões de euros, refere o Jornal de Negócios, isto num momento em que o conflito entre separatistas e nacionais escalou devido ao alegado abate por forças pró-russas de um avião comercial, acidente onde morreram 298 pessoas.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
23/07/2014 16:45 ‧ 23/07/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

UBS

Segundo o banco suíço UBS os prejuízos de um agravar do conflito na Ucrânia poderão fazer a banca europeia ter em risco 60 mil milhões de euros. Este é o valor que, segundo apuraram os responsáveis suíços, as entidades bancárias a nível dos 27 têm em empréstimos no mercado destes dois países.

A UBS refere ainda que entre os bancos com maior exposição a estes dois mercados financeiros estão o OTP Bank, o maior banco húngaro, e o austríaco Raiffeisen Bank International.

Neste âmbito, a instituição húngara chegou mesmo, por exemplo, a registar uma queda de 48% dos lucros no primeiro trimestre, devido à tensão entre Kiev e Moscovo.

Amanhã, depois de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros a nível europeu, Bruxelas deverá divulgar eventuais novas medidas e sanções contra Moscovo, algo precipitado pelo facto de o Kremlin continuar a não cooperar com as autoridades internacionais no caso da queda do voo MH17.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas