Estimativa da inflação na Alemanha desacelera para 2,2% em março

A inflação homóloga na Alemanha desacelerou para 2,2% em março, menos três décimas do que em fevereiro e o valor mais baixo desde abril e maio de 2021, segundo estimativa da agência federal de estatística alemã (Destatis) hoje divulgada.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
02/04/2024 14:16 ‧ 02/04/2024 por Lusa

Economia

Alemanha

Ao mesmo tempo, o valor da inflação harmonizada, utilizada pelo Eurostat nas suas estatísticas, abrandou para 2,3% no terceiro mês de 2024, menos quatro décimas de ponto percentual do que o valor de 2,7% de fevereiro.

A evolução dos preços em março refletiu uma queda de 2,7% no custo da energia, depois de ter caído 2,4% em termos homólogos em fevereiro, enquanto os preços dos produtos alimentares passaram para território negativo, caindo 0,7% em relação ao aumento de 0,9% registado no mês anterior.

Assim, excluindo o impacto dos produtos alimentares e da energia, a inflação subjacente na Alemanha situou-se em 3,3%, menos uma décima de ponto percentual do que em fevereiro.

Os preços dos bens aumentaram 1% em março e os dos serviços 3,7%, ou seja, menos oito décimas de ponto percentual e mais três décimas de ponto percentual do que no mês anterior, respetivamente.

O valor definitivo da inflação na Alemanha em março será anunciado em 12 de abril.

Leia Também: Dívida pública alemã desce para 63,7% do PIB em 2023

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas