Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Dívida pública alemã desce para 63,7% do PIB em 2023

A dívida pública da Alemanha desceu para 63,7% do PIB em 2023, 2,4 pontos percentuais (p.p.) abaixo do registado no ano anterior, informou hoje o Bundesbank, banco central do país.

Dívida pública alemã desce para 63,7% do PIB em 2023
Notícias ao Minuto

14:58 - 28/03/24 por Lusa

Economia Alemanha

Segundo o Bundesbank, este decréscimo da dívida pública deveu-se ao crescimento da economia alemã impulsionado pela inflação.

O endividamento atingiu 2,62 biliões de euros, mais 62 mil milhões do que em 2022, um aumento semelhante ao registado durante esse exercício, mas significativamente mais fraco do que em 2021 e 2020.

Este aumento do endividamento foi compensado pelo crescimento do valor nominal do Produto Interno Bruto (PIB) de 6,3%, que se deveu, sobretudo, à inflação.

Já a dívida da administração central aumentou 75 mil milhões de euros, enquanto a dos governos estaduais continuou a diminuir.

O aumento da dívida foi inferior ao défice das administrações públicas de 87 mil milhões de euros, que foi financiado através do recurso aos depósitos bancários disponíveis.

Além disso, os passivos dos chamados "maus bancos estatais" diminuíram pouco menos de 17 mil milhões euros, enquanto as medidas de ajuda pública aos países da zona euro diminuíram ligeiramente para pouco mais de 83 mil milhões de euros.

Leia Também: Bolsas europeias em alta, pendentes de indicadores relevantes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório