Troika vai tolerar derrapagem no défice porque Portugal está a "anos-luz" da Grécia

A meta estipulada pelo Executivo para o défice em 2013, fixada em 4,5% do PIB, é demasiado ambiciosa pelo que, não deverá ser cumprida, alerta o banco suíço UBS. Porém, não haverá razões para alarme. A instituição acredita que a troika irá tolerar o falhanço, até porque, Portugal está a “anos-luz” da Grécia, sublinha.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
03/12/2012 07:22 ‧ 03/12/2012 por Notícias Ao Minuto

Economia

UBS

‘Porque é que Portugal não é a Grécia?’. A pergunta é curiosa e dá nome a um relatório levado a cabo pelo banco suíço UBS onde, segundo o Jornal de Negócios, pode ler-se: “Se a derrapagem nos objectivos orçamentais se dever à recessão, Portugal contará com a tolerância da troika, que provavelmente tentará mitigar a situação. Algo que dificilmente acontecerá com a Grécia”.

O UBS está, pois, convencido de que o País irá falhar a meta do défice para 2013, estipulada em 4,5% do PIB, classificando-a de demasiado ambiciosa.

Contudo, assinala o banco, “apesar de Portugal ter semelhanças preocupantes com a Grécia, há diferenças fundamentais importantes que colocam o País numa posição mais benigna”.

Como tal, diz acreditar o UBS, que não só Portugal contará com a “tolerância” da troika, como terá direito ao “benefício da dúvida” por parte dos mercados.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas