Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Consumo de cimento em Portugal cresce 23,6% em janeiro

O consumo de cimento em Portugal atingiu as 339 mil toneladas no mês de janeiro deste ano, mais 23,6% em termos homólogos, revelou hoje a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Consumo de cimento em Portugal cresce 23,6% em janeiro
Notícias ao Minuto

13:02 - 27/03/24 por Lusa

Economia AICCOPN

O licenciamento municipal de obras de construção nova ou de reabilitação de edifícios residenciais, por sua vez, apresentou uma queda de 6,5% em janeiro, face a idêntico mês do ano passado, esclarece a Síntese Estatística da Habitação elaborada pela associação empresarial do setor.

Quanto ao número de fogos licenciados em construções novas, a AICCOPN avança também que ocorreu um decréscimo, em termos homólogos, apurando-se uma contração de 16,4% em janeiro, face a igual mês do ano passado, para um total de 2.394 alojamentos.

Em janeiro, verificou-se um acréscimo homólogo de 24,7% no volume de novo crédito à habitação, excluindo renegociações, concedido pelas instituições financeiras, totalizando 1.184 milhões de euros.

É referido ainda que a taxa de juro implícita no crédito à habitação se fixou em 4,66% em janeiro deste ano, o que traduziu um aumento de 2,47 pontos percentuais, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Em janeiro, no que respeita ao valor mediano de avaliação de habitação para efeitos de crédito bancário, registou-se uma subida de 4,4%, em termos homólogos, resultante da subida de 3,2% nos apartamentos e do aumento de 6,1% nas moradias.

Em termos de regiões, no Centro do país, o número de fogos licenciados em construções novas nos 12 meses terminados em janeiro deste ano ascendeu a 4.321 unidades, traduzindo um acréscimo de 17,1%, face aos 3.723 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores. Destes, 13% são de tipologia T0 ou T1, 26% são de tipologia T2, 47% de tipologia T3 e 14% de tipologia T4 ou superior, adianta.

Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se, nesta região, um crescimento homóloga de 3,8% no mês de janeiro.

Leia Também: Mais de 87 mil trabalhadores independentes dependem de um cliente

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório