Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Tensões no Mar Vermelho vão repercutir-se nos preços em Portugal

O aumento dos fretes devido às tensões no Mar Vermelho deverá levar a um aumento temporário do preço das matérias-primas e consequentemente dos produtos que chegam aos consumidores portugueses, segundo analistas consultados pela Lusa.

Tensões no Mar Vermelho vão repercutir-se nos preços em Portugal
Notícias ao Minuto

15:53 - 28/01/24 por Lusa

Economia Economistas

"Para Portugal, o impacto existe nas empresas ou setores que importem da China e que, integrem componentes chineses na sua cadeia de produção. Parece-me que o efeito será mais temporário do que permanente, mas os fretes mais elevados irão provavelmente ser repassados pelo menos parcialmente aos clientes e consumidores", explica o presidente da IMF - Informação de Mercados Financeiros, Filipe Garcia.

Os ataques dos rebeldes houthis a navios civis no Mar Vermelho têm levado a um aumento dos preços do transporte marítimo, com as empresas a procurarem rotas alternativas para evitar o Canal Suez - cujo volume de comércio caiu 42% nos últimos dois meses, segundo as Nações Unidas (ONU).

Uma das alternativas passa por contornar o cabo da Boa Esperança, na África do Sul, um trajeto cerca de 40% mais longo, explica o economista sénior do Banco Carregosa Paulo Rosa.

O economista explica que tal poderá ter impacto para a economia portuguesa "diretamente no aumento dos custos das matérias-primas importadas por Portugal e indiretamente, através da penalização da economia da zona euro".

O presidente executivo da Optimize, Pedro Lino, assinala que o impacto também pode chegar devido a "uma maior incerteza a pender sobre a economia europeia".

"Em termos de comércio é de esperar um aumento dos custos com logística", refere.

Segundo o analista irá ter impacto nas importações, como o petróleo e produtos oriundos da Ásia, mas também nas exportações portuguesas, que podem sofrer atrasos, colocando uma pressão adicional sobre a rentabilidade das empresas.

Os houthis alegam que os seus ataques com 'drones' e mísseis lançados desde 19 de novembro contra navios comerciais visam parar a guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza e reivindicam ataques contra alvos com ligação a Israel.

Leia Também: Descartada subida da inflação na Europa devido a tensões no Mar Vermelho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório