Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 19º

Trabalhadores da Docapesca com aumentos salariais entre 3% e 7%

As atualizações salariais na Docapesca vão variar este ano entre 3% e 7%, segundo um acordo entre a empresa tutelada pelo Estado e os sindicatos afetos à CGTP e à UGT, anunciou hoje o Governo.

Trabalhadores da Docapesca com aumentos salariais entre 3% e 7%
Notícias ao Minuto

09:48 - 06/01/24 por Lusa

Economia Docapesca

O acordo foi alcançado na quinta-feira com o Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagem, Transitários e Pesca (Simamevip, afeto à CGTP) e com o Sindicato Democrático das Pescas (Sindepescas, UGT), segundo o Ministério da Agricultura e Alimentação.

"Foi possível atingir um acordo que garante atualizações da tabela salarial compreendidas entre 3% e 7%, com efeitos a 01 janeiro de 2024, correspondente a um aumento de pelo menos 57 euros a cada trabalhador", disse o Ministério.

O Ministério também anunciou num comunicado que "será fixado um vencimento mínimo na Docapesca de 865 euros", na sequência de um compromisso assumido antes com os trabalhadores da empresa.

A medida visa "valorizar o nível de especialização das funções desempenhadas, através de uma diferenciação de remuneração face ao salário mínimo nacional", referiu.

A solução "garante um equilíbrio entre a valorização remuneratória dos trabalhadores e a sustentabilidade económico-financeira da empresa", afirmou a ministra Maria do Céu Antunes, citada no comunicado.

O acordo cria a "estabilidade necessária para que atividade nos portos de pesca possa decorrer com toda a normalidade", acrescentou a ministra.

A Docapesca - Portos e Lotas, S.A. é uma empresa do setor empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério da Agricultura e Alimentação e pelo Ministério das Finanças.

Leia Também: Docapesca abre concurso para reforço de amarrações

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório