PRR. Obras no Museu Nacional de Arqueologia só começam em 2025

As obras de remodelação e renovação do Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), só deverão arrancar no início de 2025, disse hoje à agência Lusa, o diretor, António Carvalho.

Notícia

© Museu Nacional de Arqueologia

Lusa
14/12/2023 20:10 ‧ 14/12/2023 por Lusa

Economia

PRR

"O museu fechou em abril de 2022 e o que começou foi a embalagem das coleções, inventário e transferência de coleções para permitir a obra", explicou, referindo que o cronograma está de acordo com o planeamento do PRR.

Em dezembro de 2021, numa apresentação pública do projeto de requalificação, António Carvalho disse que o Museu Nacional de Arqueologia (MNA) só reabriria em 2025, esclarecendo hoje que é nesse ano que começam as obras estruturais.

A remodelação do MNA, situado na zona de Belém, no mesmo edificado do Mosteiro dos Jerónimos, tinha um custo inicial de 24,5 milhões de euros, provenientes do PRR, um dos valores mais elevados entre os projetos para a área da Cultura.

Questionado pela Lusa sobre se este montante já foi revisto, o diretor do MNA disse que não podia revelar o valor da obra, porque os projetos de arquitetura e de especialidades não estão fechados.

"É preciso ainda fazer a remoção de construções espúrias para se ver o estado de conservação do edificado" e há estudos prévios que aguardam confirmação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, disse.

Há décadas que o Museu Nacional de Arqueologia reclamava uma intervenção de fundo de espaços e de exposição permanente, uma vez que muito do espólio está guardado em reservas, inacessíveis ao público.

"É um ato de justiça para com o museu", sublinhou o diretor na apresentação em 2021, qualificando a remodelação de "uma intervenção profunda e hercúlea".

A exposição permanente do museu será "francamente maior, porque volta para o piso superior, atualmente ocupado por outros serviços" e está prevista uma reorganização dos espaços no subsolo.

Enquanto o museu estiver fechado ao público e alvo de obras, algumas "das coleções mais sensíveis", nomeadamente os bens orgânicos, metálicos e da coleção egípcia, a par do laboratório, estão em oito contentores marítimos climatizados, com condições de temperatura e humidade específicas, num terreno ao ar livre, nos espaços do edifício dos Jerónimos.

Leia Também: Ainda está por decidir se "Criança do Lapedo" será exposta ao público

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas