Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 16º

Montepio também vai corrigir valor das pensões (após contestação)

O Montepio também vai corrigir o valor das pensões dos reformados bancários, depois de outros bancos o terem já feito, após contestação no setor, adiantaram os sindicatos bancários.

Montepio também vai corrigir valor das pensões (após contestação)
Notícias ao Minuto

18:49 - 11/12/23 por Lusa

Economia Montepio

Num comunicado hoje divulgado, o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) referiu que "o Montepio passou a adotar o entendimento que tem sido sufragado pelos tribunais, aplicando assim o princípio da proporcionalidade direta".

Assim, a instituição "irá proceder ao recálculo da pensão a deduzir, corrigindo os respetivos valores face aos acertos antes realizados".

Também o Mais Sindicato, SBN - Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal e SBC - Sindicato dos Bancários do Centro adiantaram que o Montepio os informou de que "passava a aderir à tese dos sindicatos, reconhecendo na íntegra a 'regra de 3 simples' na distribuição da pensão de reforma a cargo da Segurança Social -- ou seja, que todo o tempo de descontos, tenha sido por trabalho prestado fora ou dentro da banca, vale de igual forma".

O Mais, o SBN e SBC esperam agora que "brevemente seja anunciado pelo Novo Banco igual orientação, colocando definitivamente termo a um litígio interpretativo que muito tem prejudicado os bancários reformados".

Os sindicatos representaram os seus associados em centenas de ações nos tribunais contra Santander, Novo Banco, BPI e Montepio por considerarem que há cálculos errados em reformas da Segurança Social, no caso de reformados que descontaram para este regime fora e dentro do setor bancário. Para os sindicatos, a forma como alguns bancos calculam a pensão significa um corte na pensão.

Leia Também: Santander Totta corrigiu cálculos de reformas de ex-bancários

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório