Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Governo nomeia Sandra Maximiano para a presidência da Anacom

O Governo aprovou hoje a nomeação de Sandra Maximiano para o cargo de presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), sucedendo a João Cadete de Matos.

Governo nomeia Sandra Maximiano para a presidência da Anacom
Notícias ao Minuto

17:02 - 07/12/23 por Lusa

Economia Anacom

Esta informação consta do comunicado do Conselho de Ministros.

Sandra Maximiano é doutorada em Economia pela Universidade de Amesterdão e é professora associada de Economia no ISEG, Universidade de Lisboa.

Durante a sua audição na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, na audição da sua indigitação em 30 de novembro, a nova presidente do regulador das comunicações eletrónicas defendeu que era "preciso mais diálogo com os operadores", sublinhando não ser possível defender os interesses dos consumidores "esquecendo o lugar da oferta".

Na altura, considerou também que é de máxima importância a garantia de um quadro regulatório estável e previsível" e promover "eficazmente" a concorrência.

"Privilegio um Conselho de Administração colegial com membros independentes e livres para exercer a 100% a sua capacidade analítica, crítica e criativa. Vejo de bom grado a criação de pelouros que permitam a distribuição de responsabilidades, o reforço do planeamento e controlo da atividade, mas que garantam uma discussão aberta e mantenham a colegialidade do órgão", afirmou, na sua audição, Sandra Maximiano, na intervenção inicial.

"Assumo a responsabilidade em exercer uma liderança que promova valores de igualdade, sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e a saúde física e mental dos colaboradores", asseverou a economista.

Além disso, "é de máxima importância a garantia de um quadro regulatório estável e previsível assente num conceito de eficiência dinâmica, ou seja, é essencial promover a concorrência em articulação com a respetiva autoridade no quadro das respetivas competências por forma a garantir a defesa dos consumidores, mas sem descurar a continuidade do investimento em inovação e tecnologia e segurança cibernética", bem como "promover eficazmente" a concorrência.

Leia Também: Anacom elogia lançamento de concurso para fibra ótica no Interior

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório