Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

UTAO: Empresas públicas melhoram resultados líquidos no 1.º semestre

As empresas públicas aumentaram os resultados líquidos e o EBITDA no primeiro semestre deste ano face ao período homólogo, com uma melhoria significativa no setor financeiro, segundo uma análise da UTAO hoje divulgada.

UTAO: Empresas públicas melhoram resultados líquidos no 1.º semestre
Notícias ao Minuto

11:33 - 27/11/23 por Lusa

Economia UTAO

De acordo com o relatório sobre o setor empresarial do Estado da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), entregue hoje no parlamento, os resultados líquidos das empresas públicas melhoraram 274 milhões de euros em termos homólogos até junho.

Os resultados líquidos do conjunto de 121 empresas públicas observadas neste período (de um total de 142 empresas acompanhadas pela Unidade Técnica de Acompanhamento e Monitorização do Setor Público Empresarial) passou de 67 milhões de euros em junho de 2022 para 341 milhões de euros em junho deste ano.

Por sua vez, o EBITDA (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) aumentou 181 milhões de euros no primeiro semestre face ao período homólogo anterior, crescendo de 1.035 milhões de euros em junho de 2022 para 1.216 milhões de euros.

A UTAO assinala que, contudo, "a evolução da situação financeira das empresas públicas, entre o primeiro semestre de 2021 e o de 2022, não foi homogénea".

Enquanto as Empresas Públicas Financeiras (EPF) (seis de um total de dez) registaram níveis de EBITDA e resultados líquidos superiores aos alcançados por estas empresas no ano anterior em mais 149 milhões de euros e mais 175 milhões de euros, respetivamente, as Empresas Públicas Não Financeiras (EPNF) (115 de um total de 132) aumentaram o EBITDA, em mais 32 milhões de euros, e de forma um pouco mais expressiva, os resultados líquidos, em mais 99 milhões de euros, mantendo-se o indicador ainda em valores negativos para este subconjunto de empresas.

Por sua vez, as empresas públicas reclassificadas (EPR) (70 de um total de 78) aumentaram os EBITDA em 55 milhões de euros e os resultados líquidos em 99 milhões de euros, ainda que o nível de resultados líquidos mantém-se negativo no seu conjunto.

Já as empresas públicas não reclassificadas (EPNR) (51 de um total de 64) registaram uma melhoria nos EBITDA de 126 milhões de euros e nos resultados líquidos de 175 milhões de euros.

A UTAO sublinha ainda que o desempenho das empresas públicas é melhor no setor financeiro.

O universo em análise pela UTAO abrange apenas as empresas tituladas ou dominadas pelo Estado.

Leia Também: Dívida do setor empresarial do Estado aumenta 39% no 1º semestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório