Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Reclamações no setor da energia caem 17% no 3.º trimestre

As reclamações no setor na energia diminuíram 17% no terceiro trimestre face ao anterior, para 4.304, e tiveram como principais causas a faturação, o contrato de fornecimento e as práticas comerciais desleais, divulgou hoje o regulador.

Reclamações no setor da energia caem 17% no 3.º trimestre
Notícias ao Minuto

18:03 - 30/10/23 por Lusa

Economia Regulador

De acordo com o Boletim de Apoio ao Consumidor de Energia, publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), as reclamações dos consumidores de energia vertidas nos livros de reclamações registaram "uma redução de 17% no terceiro trimestre face ao trimestre anterior", totalizando 4.304, com as questões relacionadas com faturação, contrato de fornecimento e práticas comerciais desleais a concentrarem 42,6% do total de reclamações.

O setor elétrico foi o alvo da maioria das reclamações (73,1%), à semelhança dos três trimestres anteriores, seguindo-se as relativas ao fornecimento dual (eletricidade e gás natural), com 16%.

No entanto, a ERSE ressalvou que, o número de reclamações por cada 1.000 clientes foi superior no setor do gás natural.

No trimestre em análise, a ERSE recebeu 854 pedidos de informação de consumidores, o que representa uma redução de 12% face ao trimestre anterior.

Naquele período, a eletricidade voltou a ser o setor com maior número absoluto de pedidos de informação (65,5%), "naturalmente explicado pelo facto de o número de clientes na eletricidade ser superior".

Os motivos dos pedidos disseram sobretudo respeito a questões ligadas à faturação, contrato de fornecimento e tarifas e preços, que concentraram 39% das solicitações de informação dirigidas à ERSE, entre julho e setembro.

Quanto à intervenção do regulador na resolução de litígios, quando o consumidor não obtém resposta por parte do prestador de serviço, ou a resposta não é satisfatória, no terceiro trimestre assistiu-se também a uma redução de 24% nos pedidos de intervenção da ERSE.

O setor elétrico registou o maior número de intervenções solicitadas ao regulador, representando 78,1% do total, tendo sido a faturação o tema predominante.

"Em 38% dos casos em que a ERSE foi solicitada a intervir, as pretensões dos consumidores foram total ou parcialmente satisfeitas e, em 22%, foi prestada a informação necessária ao esclarecimento do consumidor", refere o boletim.

Leia Também: Consumo de eletricidade assegurado há mais de 24h por fontes renováveis

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório