Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Guerra no Médio Oriente pode provocar novo choque energético, alerta UTAO

O agravamento das tensões geopolíticas no Médio Oriente pode levar a um novo choque energético e aumentar a vigência e o impacto da medida de redução temporária do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), alertam os técnicos da UTAO.

Guerra no Médio Oriente pode provocar novo choque energético, alerta UTAO
Notícias ao Minuto

16:37 - 25/10/23 por Lusa

Economia UTAO

Na apreciação preliminar à proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), hoje divulgada, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) refere que, por um lado, a subida do preço dos combustíveis no consumidor final "pode desencadear pressões" para prolongar a vigência ou a taxa de desconto no ISP.

"Por outro lado -- acrescenta - o seu impacto financeiro depende daquele preço", já que para uma dada taxa de redução, o valor do desconto em ISP cresce com o preço dos combustíveis antes de impostos em Portugal.

Na análise à proposta de OE2024, a UTAO avisa que a "incerteza acrescida do contexto geopolítico sobre as previsões macroeconómicas acarreta riscos para a previsão do saldo orçamental", alertando para "riscos descendentes sobre o crescimento económico", "riscos ascendentes sobre a previsão pontual de inflação" e riscos decorrentes da previsão da proposta orçamental "para a descida do deflator das importações".

Os técnicos de apoio aos deputados apontam ainda os riscos existentes no âmbito das Parcerias Público-Privadas (PPP), que dizem prenderem-se, a sua maioria relacionados com pedidos de reposição de equilíbrio financeiro e ações arbitrais".

Adicionalmente, notam, "a POE [proposta de Orçamento do Estado] informa sobre a possibilidade, em 2024, de uma indemnização judicial por via de um litígio relacionado com PPP".

Finalmente, a UTAO avisa que a subida das taxas de juro diretoras "pode onerar mais os encargos com juros" se superar os níveis previstos na POE/2024, com reflexos "tanto em novas emissões de médio e longo prazos, como nas operações de refinanciamento de curto prazo, em ambas se gerando um risco descendente para o saldo orçamental de 2024".

Leia Também: Cotação do Brent para entrega em dezembro baixa 2,51% para 89,83 dólares

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório