Membro do BCE não afasta novos aumentos das taxas de juro
O membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) Tuomas Valimaki considera que a ação da instituição na luta contra a inflação é suficiente de momento, mas que não se podem excluir novos aumentos das taxas de juro.

© Shutterstock

Economia BCE
"Com base na nossa avaliação atual, nós, no Conselho do BCE, consideramos que as taxas diretoras atingiram níveis que, mantidos por um período suficientemente longo, darão um contributo substancial para o regresso atempado da inflação ao nosso objetivo (2%)", disse, Tuomas Valimaki, em Helsínquia, citado pela agência financeira Bloomberg.
No entanto, "tendo em conta os riscos relativos à trajetória da inflação, não significa necessariamente que não haverá mais aumentos das taxas de juro", advertiu Valimaki, que substituiu Olli Rehn, o governador do Banco da Finlândia, que atualmente é candidato à presidência deste país escandinavo.
"Uma vez que a inflação se manterá acima do objetivo durante algum tempo, qualquer atraso adicional no cumprimento do [nosso] objetivo não pode ser considerado aceitável", salientou Tuomas Valimaki, citado também pela Bloomberg.
Em setembro, a inflação na zona euro recuou para 4,3%, face aos 5,2% do mês anterior, uma queda superior à esperada pelos analistas.
Leia Também: PE quer reforçar verbas para crise migratória, Ucrânia e competividade
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários